Analista vê potencial para recuperação do couro

Analista vê potencial para recuperação do couro

O mercado global de couro vive momento difícil, com mais oferta do que demanda. Porém, Martin Ricker, diretor da publicação International Leather Maker, avalia que, embora não sejam perfeitos, couros bem feitos podem ter um bom desempenho em comparação com outros materiais quando se trata de sustentabilidade. O couro é um subproduto da indústria da carne e tem muitos outros produtos secundários. Tem longevidade em uso e pode ser recuperado no final da vida útil ou através de aproveitamento para fazer outros produtos.
Adiciona que muitas das etapas do processo no curtume podem ser recicladas e muitos dos fabricantes de couro mais avançados estão recuperando água, produtos químicos e energia de seus processos. E talvez, um dia, podemos ver couro totalmente biodegradável, onde os nutrientes são colocados de volta no solo para cultivar plantas para que os animais se alimentem. Um exemplo perfeito de um sistema circular.
     Ricker observa ainda que os preços globais do petróleo estão subindo e os consumidores estão cada vez mais vendo os plásticos como insustentáveis e poluentes. A demanda por carne globalmente continuará a ser impulsionada pelo crescimento nos países em desenvolvimento.
     Diante disto, afirma que o couro deve continuar sendo incluído no mix de materiais para marcas e varejistas, porque fornece produtos com uma aparência natural e luxuosa, que agrega valor duradouro a uma ampla gama de produtos.

29 de Novembro de 2018

Mais Notícias

Conheça nossos

Associados

COUROS HIDRO IND E COM LTDA
CODINA PELES LTDA
BOLZANO BRASIL IND. DE COUROS E PELES LTDA
CURTUME A. P. MÜLLER LTDA
ILSA BRASIL INDÚSTRIA DE FERTILIZANTES LTDA
COUROFAG INDUSTRIA COMÉRCIO E REPRESENTAÇÕES LTDA