Assessor da FIERGS atualizou sobre temas ambientais

Assessor da FIERGS atualizou sobre temas ambientais

Tiago José Pereira Neto, assessor técnico do Codema (Conselho de Desenvolvimento do Meio Ambiente da FIERGS), foi o palestrante da reunião do Conselho de Meio Ambiente da AICSul, coordenado por Hugo Springer, realizada nesta quarta-feira (18).
     Apresentou aspectos do Mapa Estratégico da Indústria 2018-2022, elaborado pela CNI, abordando pontos-chave para a competitividade da indústria. A sustentabilidade é algo muito presente, lembrando que ela não se restringe a questões ambientais, contemplando também aspectos econômicos e sociais.
     A inovação deve estar na agenda das empresas e na área ambiental a eficiência é um ponto muito relevante, principalmente otimizando o uso de recursos naturais e a utilização de energias renováveis. Um dos pontos do documento da CNI é a regulamentação para o uso de resíduos sólidos na geração de energia. Outro destaque é para o reuso da água, principalmente diante da necessidade de melhorar a eficiência de gestão dos recursos hídricos.
     O assessor da FIERGS destacou ainda o objetivo de aprovar uma norma nacional para licenciamento ambiental, que atenda a demandas das indústrias. Neste sentido, observou que o Codema participa de perto da elaboração do texto.
     Agendas estaduais acompanhadas pelo Codema também foram abordadas por Tiago. Um exemplo foi a Resolução Consema 372/2018, que trata do licenciamento ambiental no Rio Grande do Sul. Citou ainda o projeto de Zoneamento Ecológico Econômico ZEE-RS, que trata do planejamento e ordenamento territorial no Estado e de questões relacionadas com logística reversa.
     A Portaria Fepam 66/2017, que trata da freqüência do monitoramento de toxicidade para o lançamento de efluentes em águas superficiais, é outro documento que preocupa o Codema, que questionará alguns pontos. Em relação à Diretriz Técnica 01/2018, sobre emissões atmosféricas, afirmou que a FIERGS entende que a Fepam não tem competência para definir regras sobre o tema. Quanto à Portaria Fepam 08/2018, que institui o Sistema de Manifesto de Transporte de Resíduos – MTR Online, observou que o Codema gestiona a prorrogação da sua obrigatoriedade, prevista para iniciar em maio, porque há muitas questões não resolvidas sobre o seu uso.

19 de Abril de 2018

Mais Notícias

Conheça nossos

Associados

GOBBA LEATHER INDUSTRIA E COMERCIO LTDA
CURTUME A. P. MÜLLER LTDA
ILSA BRASIL INDÚSTRIA DE FERTILIZANTES LTDA
FUGA COUROS S.A
AMCM IND. COM. IMP. EXP. SERV TÉCNICOS LTDA.
CURTUME SULINO LTDA