Calçadistas europeus criam programa ambiental
Um grupo de importantes fabricantes de calçados na Europa reuniu-se para implementar e promover uma nova metodologia para calcular e relatar o impacto ambiental gerado pela produção de calçados. Eles se reuniram em Portugal e lançaram o projeto LIFE GreenShoes4All, que é liderado pelo Centro Português de Tecnologia do Calçado (CTCP), pela Confederação Europeia do Calçado (CEC) e por outros parceiros importantes, que esperam aplicar esta metodologia quando estiver desenvolvida. A ideia é ajudar as empresas de calçados a serem mais eficientes no uso e proteção de recursos, bem como no tratamento de resíduos.
A iniciativa de quatro anos é financiada pela Comissão Europeia e conta com a participação de um consórcio que inclui organizações de pesquisa, centros de treinamento, associações nacionais de calçados e fabricantes de calçados e componentes da Bélgica, Portugal, Romênia e Espanha.
Em particular, a nova metodologia ajudará as empresas a reduzir as emissões de CO2 e gases de efeito estufa, visando o desenvolvimento de uma economia de baixo carbono. LIFE GreenShoes4All também procura criar novos empregos e serviços ecológicos, através de rotas de reciclagem e modelos de negócios que visam desenvolver uma economia circular.
01 de Março de 2019