Calçadistas temem invasão de produtos “Made in Europa”

Calçadistas temem invasão de produtos “Made in Europa”

O Tratado de Livre Comércio entre a Comunidade Europeia e o Mercosul levantou dúvidas a alguns setores produtivos sul-americanos. As preocupações ocorreram entre os empresários de roupas e calçados por temerem que o tratado possa abrir a porta para a entrada de produtos com o selo da UE, mas com matéria-prima barata importada da Ásia ou mão-de-obra de países não pertencentes à UE.
Porém, o acordo já prevê alguns mecanismos. Um deles tem a ver com uma regra de origem. Ou seja, que características os produtos que chegam da União Europeia devem ter para ter o "rótulo" para a identificação da zona do euro. Abaixo de 35 euros, um par de sapatos deve ser “totalmente fabricado na região, enquanto acima desse valor são permitidas importações de algumas partes extras da zona”, diz um resumo do acordo. Este limite de 35 euros procura evitar o dumping, isto é, a venda em massa de um produto abaixo de seu preço "normal".O Tratado de Livre Comércio entre a Comunidade Europeia e o Mercosul levantou dúvidas a alguns setores produtivos sul-americanos. As preocupações ocorreram entre os empresários de roupas e calçados por temerem que o tratado possa abrir a porta para a entrada de produtos com o selo da UE, mas com matéria-prima barata importada da Ásia ou mão-de-obra de países não pertencentes à UE.
Porém, o acordo já prevê alguns mecanismos. Um deles tem a ver com uma regra de origem. Ou seja, que características os produtos que chegam da União Europeia devem ter para ter o "rótulo" para a identificação da zona do euro. Abaixo de 35 euros, um par de sapatos deve ser “totalmente fabricado na região, enquanto acima desse valor são permitidas importações de algumas partes extras da zona”, diz um resumo do acordo. Este limite de 35 euros procura evitar o dumping, isto é, a venda em massa de um produto abaixo de seu preço "normal".

22 de Agosto de 2019

Mais Notícias

Conheça nossos

Associados

ARTE DA PELE DESENVOLVIMENTO COUROS EXÓTICOS LTDA
CURTUME RUSAN LTDA
CORTUME KRUMENAUER S.A.
COUROS BOM RETIRO LTDA
DURLICOUROS IND E COM DE COUROS EXP IMP LTDA
AMCM IND. COM. IMP. EXP. SERV TÉCNICOS LTDA.