Cobrança pelo uso da água foi tema da reunião do Conselho de Meio Ambiente

Cobrança pelo uso da água foi tema da reunião do Conselho de Meio Ambiente

     Nesta quarta-feira (24), foi realizada reunião do Conselho de Meio Ambiente da AICSul, coordenado por Hugo Springer, que teve apresentações sobre cobrança pelo uso da água no Rio Grande do Sul, desenvolvidas pelo engenheiro Tiago José Pereira Neto (assessor técnico do Conselho de Meio Ambiente da FIERGS), e por Adolfo Klein (presidente do Comitesinos e consultor da AICSul).
      Klein destacou que a cobrança pelo uso da água é um tema que vem sendo tratado desde os anos 90 e que já está sendo aplicado em outros estados. Porém, comentou que agora voltou com força por pressão do governo gaúcho e do Ministério Público. Diante disto, destacou a importância de participar do processo para evitar que a indústria seja muito prejudicada.
     Tiago informou que a FIERGS está muito atenta a este processo, que está sendo proposto pelo Departamento de Recursos Hídricos do Estado. Neste sentido, já indicou diversos pontos do que está sendo proposto que não se justificam ou não estão claros. Um dos aspectos é de que a indústria responde por apenas 8% do uso da água no Rio Grande do Sul, seria responsável por em torno de 50% dos valores a serem cobrados. Adicionou que a Farsul, prefeituras e Corsan também divergem do que foi apresentado.
     A intenção do governo é de implementar a cobrança em um piloto, na bacia do Gravataí já em 2019.

25 de Outubro de 2018

Mais Notícias

Conheça nossos

Associados

RP IND. E COM. DE COUROS LTDA
NATUR IND. DE COUROS LTDA
CURTUME VIPOSA S.A. IND E COM
KILLING S/A
FIL INTERNATIONAL LEATHER IMP. EXP. LTDA
CURTUME A. P. MÜLLER LTDA