Conselho de Meio Ambiente visitou o Lacouro

Conselho de Meio Ambiente visitou o Lacouro

Na semana passada, o Conselho de Meio Ambiente da AICSul, coordenado por Hugo Springer, realizou visita ao Laboratório de Estudos em Couro e Meio Ambiente (Lacouro), uma instituição da UFRGS, coordenada pela doutora Mariliz Gutterres.Os visitantes foram recepcionados pela chefe do Departamento de Engenharia Química da UFRGS, Débora Faccin, que destacou a importância da interação da universidade com as indústrias do couro.
     Mariliz explicou que o Lacouro mantém de dez a 20 pesquisadores, que atuam em cursos de Graduação ou de Pós-Graduação. Estes pesquisadores estão trabalhando em várias pesquisas relacionadas com a indústria do couro. O trabalho obteve reconhecimento internacional no ano passado, quando o IULTCS Merit Award For Excellence In The Leather Industry foi entregue a Mariliz Gutterres, em evento realizado em Chennai (Índia). Outro exemplo de reconhecimento foi o Prêmio IULTCS/IUR Commission Young Leather Scientist Grant 2017, conferido ao pesquisador Santiago Ortiz-Monsalve.
     Sobre as tendências de demandas de novas pesquisas para o setor coureiro, Mariliz apontou economia circular e fertilizantes como temas que estão despertando maior interesse.
     Foram também apresentadas linhas de pesquisa, projetos atuais com órgãos de fomento, projeto de extensão, parcerias nacionais e internacionais, bolsas de pesquisa e de pós-graduação, publicações e infra-estrutura de instalações, equipamentos e instrumentação analítica.
     Algumas pesquisas recentes:
- Estudos de descoloração de corantes para couro em solução aquosa por isolados fúngicos nativos:
- Sílicas híbridas e com impressão molecular para adsorção de taninos em matrizes aquosas;
- Composição química de taninos vegetais, curtimento e propriedades nos couros;
- Tratamento de efluentes de curtumes utilizando microalgas;
- Biodegradação de resíduos sólidos de curtumes;
Após a apresentação, os integrantes do Conselho de Meio Ambiente da AICSul visitaram os laboratórios onde são desenvolvidas estas pesquisas.

28 de Junho de 2018

Mais Notícias

Conheça nossos

Associados

SEAN COUROS LTDA
CURTUME RUSAN LTDA
COUROS HIDRO IND E COM LTDA
ARTE DA PELE DESENVOLVIMENTO COUROS EXÓTICOS LTDA
TAN EXPORT - IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO LTDA
CURTUME VIPOSA S.A. IND E COM