MTR Online foi tema de palestra
Segunda-feira (11), no Instituto Senai de Tecnologia em Couro e Meio Ambiente (Estância Velha), foi realizado Meeting Ambiental, no qual Tiago José Pereira Neto (do Conselho de Meio Ambiente da FIERGS), falou sobre o tema “MTR Online, o que é preciso saber”, que passará a ser exigido das empresas a partir de 30 de junho. A ação foi realizada pela AICSul, Abqtic, Fundamental, FIERGS e Senai.
A portaria Fepam nº 08, de 30-01-2018, institui a obrigatoriedade de todos os empreendimentos que geram e transportam resíduos a utilizar o Sistema de Manifesto de Transporte de Resíduos – MTR Online.
No evento, foi observado que toda a movimentação de transporte dentro do Rio Grande do Sul deverá ser declarada neste sistema, assinalando a quantidade e o tipo de carga a ser transportada. Durante todo o trajeto de transporte do resíduo, a transportadora deverá possuir uma cópia do MTR, para apresentar a fiscalização sempre que solicitado. Outra mudança é de que a declaração da movimentação de resíduos no estado deveria ser realizada anualmente e, com o sistema online, os geradores, transportadores e destinadores finais devem declarar à Fepam, trimestralmente, toda a movimentação de resíduos.