Rebanho mundial: mais de 1 bilhão de bois
Em crescimento há três anos, o rebanho bovino mundial deverá superar 1 bilhão de cabeças em 2018, um patamar já atingido em 2014. O Brasil tem grande importância na composição desse número de animais, mas os principais crescimentos do rebanho mundial vêm ocorrendo nos Estados Unidos, na Argentina e na Austrália.
Os americanos começam a recuperar o espaço perdido. Viram o seu rebanho, que chegou a superar 100 milhões de cabeças, recuar há quatro anos para 87 milhões. Deve voltar para 94 milhões no próximo ano.Os argentinos, devido a uma política equivocada do governo na última década, também conviveram com uma queda acentuada do rebanho, que recuou para patamares inferiores a 50 milhões de cabeças. No próximo ano, voltará para 54 milhões. Já os australianos, cujos pastos foram castigados por intensa seca nos últimos anos, voltam a ter 25,5 milhões de animais.
Os dados são do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), que estima o rebanho brasileiro em 232 milhões de animais e o indiano em 305 milhões. No caso da Índia, estão incluídos os búfalos.