Seis países da Ásia entre os dez maiores produtores de calçados

Seis países da Ásia entre os dez maiores produtores de calçados

O Relatório Setorial - Indústria de Calçados do Brasil | 2018, realizado pela Abicalçados, aponta que, entre os dez maiores produtores mundiais de calçados, em 2016, seis países estão localizados na Ásia (China, Índia, Vietnã, Indonésia, Paquistão e Tailândia). Além disso, os três maiores produtores de calçados são países asiáticos e representam 72,3% da produção calçadista. O Brasil foi o terceiro maior produtor até o ano de 2014, sendo que, no ano seguinte, o Vietnã passa a ocupar essa posição. Entre as regiões que mais expandiram a produção de calçados, entre 2015 e 2016, destacam-se: (1) Vietnã e (2) Indonésia. Esse movimento, em parte, é
fruto da realocação da produção calçadista chinesa, que apresentou uma retração de 1,8% nesse mesmo período. Na África, a Nigéria ocupa a 6ª colocação. Na América, o México é o 9º maior produtor. Na Europa, a Itália está em 10º na fabricação mundial de sapatos.
     Em termos de desconcentração regional da produção de calçados, é possível afirmar a existência desse movimento, uma vez que, em 2016, a taxa de crescimento da produção calçadista em outros países (todos os países do mundo excluindo os dez maiores produtores de calçados) atingiu 4,9%, valor significativamente superior ao crescimento mundial (0,6%).

19 de Abril de 2018

Mais Notícias

Conheça nossos

Associados

CURTUME INCOPOL LTDA
INDUSTRIA E COMÉRCIO DE COUROS DOWIDI LTDA
EURO-AMÉRICA NOVO HAMBURGO
TAN EXPORT - IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO LTDA
CURTUME VIPOSA S.A. IND E COM
CURTUME NIMO LTDA