Seis países da Ásia entre os dez maiores produtores de calçados

Seis países da Ásia entre os dez maiores produtores de calçados

O Relatório Setorial - Indústria de Calçados do Brasil | 2018, realizado pela Abicalçados, aponta que, entre os dez maiores produtores mundiais de calçados, em 2016, seis países estão localizados na Ásia (China, Índia, Vietnã, Indonésia, Paquistão e Tailândia). Além disso, os três maiores produtores de calçados são países asiáticos e representam 72,3% da produção calçadista. O Brasil foi o terceiro maior produtor até o ano de 2014, sendo que, no ano seguinte, o Vietnã passa a ocupar essa posição. Entre as regiões que mais expandiram a produção de calçados, entre 2015 e 2016, destacam-se: (1) Vietnã e (2) Indonésia. Esse movimento, em parte, é
fruto da realocação da produção calçadista chinesa, que apresentou uma retração de 1,8% nesse mesmo período. Na África, a Nigéria ocupa a 6ª colocação. Na América, o México é o 9º maior produtor. Na Europa, a Itália está em 10º na fabricação mundial de sapatos.
     Em termos de desconcentração regional da produção de calçados, é possível afirmar a existência desse movimento, uma vez que, em 2016, a taxa de crescimento da produção calçadista em outros países (todos os países do mundo excluindo os dez maiores produtores de calçados) atingiu 4,9%, valor significativamente superior ao crescimento mundial (0,6%).

19 de Abril de 2018

Mais Notícias

Conheça nossos

Associados

CORIUM QUÍMICA LTDA
TFL DO BRASIL INDÚSTRIA QUÍMICA LTDA
INDÚSTRIA DE PELES MINUANO LTDA
MATS BENEFICIAMENTO DE COUROS LTDA
SEAN COUROS LTDA
TAN EXPORT - IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO LTDA