Três Coroas resolve desafio do passivo ambiental

Três Coroas resolve desafio do passivo ambiental

Nesta quarta-feira (13), foi realizada reunião do Conselho de Meio Ambiente da AICSul, coordenado por Hugo Springer, que teve apresentação da experiência de co-processamento de resíduos sólidos da indústria de calçados de Três Coroas. Sabrina Faiffer, responsável técnica pela Central de Triagem do Sistema de Tratamento de Resíduos Sólidos do Sindicato da Indústria de Calçados de Três Coroas.
     Sabrina abordou o trabalho que vem sendo desenvolvido desde 1996, quando foi criado o Projeto Amanhã Mais Feliz. Observou que, até então, havia um lixão onde eram jogados todos os resíduos gerados em Três Coroas, que eram queimados de tempo em tempo. A iniciativa do sindicato teve como objetivo enfrentar o desafio de criar uma boa relação da atividade calçadista com o meio ambiente. E, em 2008 começou a funcionar a Central de Triagem. Para o seu funcionamento, as 69 empresas que participam do projeto já separam os materiais e entregam com selo de identificação na Central de Triagem, o que torna o sistema bastante operacional. Boa parte dos resíduos de couro são encaminhados para a Ilsa Brasil. Outros materiais são destinados ao sistema de coprocessamento de resíduos, no qual é produzido combustível para a indústria de cimento.
    O grande desafio do Projeto Amanhã Mais Feliz, relatou Sabrina, é eliminar o passivo ambiental existente na cidade. Para isto, houve um investimento de R$ 10 milhões, para resolver um problema gerado pelo existência de 9 mil toneladas de resíduos.

14 de Setembro de 2017

Mais Notícias

Conheça nossos

Associados

JBS S/A
BOLZANO BRASIL IND. DE COUROS E PELES LTDA
SEAN COUROS LTDA
GOBBA LEATHER INDUSTRIA E COMERCIO LTDA
TFL DO BRASIL INDÚSTRIA QUÍMICA LTDA
CBC COUROS E ACABAMENTO LTDA