X Simpósio Brasileiro de Biomecânica e I Workshop de Tecnologia e Inovação no Calçado apresentarão realidade mundial em pesquisas e aplicação de inovações na indústria calçadista

X Simpósio Brasileiro de Biomecânica  e I Workshop de Tecnologia e Inovação no Calçado  apresentarão realidade mundial em pesquisas  e aplicação de inovações na indústria calçadista

 Reunir os profissionais que atuam no desenvolvimento da indústria calçadista e os pesquisadores que buscam alternativas que contribuam para a inovação em materiais, componentes, suprimentos, sistemas de inteligência e tecnologias da informação, é o primeiro objetivo do IBTeC na realização do X Simpósio Brasileiro de Biomecânica e I Workshop de Tecnologia e Inovação no Calçado.   O Simpósio Brasileiro de Biomecânica, que acontecerá em décima edição, continuará sendo bianual, mas a partir de agora virá acompanhado do Workshop de Tecnologia e Inovação no Calçado, uma forma de aproximar os estudiosos e seus estudos dos profissionais que fazem a indústria acontecer.
         Serão dois dias de discussões, com a apresentação do que os pesquisadores têm desenvolvido nas áreas de biomecânica e inovação do calçado, e as soluções que podem contribuir para melhorar a performance em calçados esportivos, o conforto em calçados casuais e proteção ao desenvolvimento das crianças em calçados infantis, por exemplo.
         “A diferenciação como fator de competitividade” é o tema central dos eventos, dias 25 e 26 de abril, no Hotel Locanda, em Novo Hamburgo/RS. A grande novidade do evento será a participação de marcas que já têm experiências na implementação de inovações nestas áreas, e que estarão relatando seus trabalhos. Serão 14 palestrantes, que participarão de sete palestras e três painéis.
         Inscrições podem ser feitas no site do Instituto – www.ibtec.org.br. Para associados do IBTeC, da Sociedade Brasileira de Biomecânica, micro e pequenas empresas e estudantes (mediante apresentação da carteirinha da UNE) o investimento é de R$  140,00. Para o público em geral, o valor pela inscrição é R$ 280,00.
Os eventos têm patrocínio de Badesul, CICB - Centro das Indústrias de Curtume do Brasil, Grupo Cofrag, Grupo Sazi, Conforto Artefatos de Couro Ltda., Dublauto Gaúcha, FCC, Fuga Couros S.A., Merkator Feiras e Eventos e NKS Vulcanizados
 
 
A PROGRAMAÇÃO COMPLETA
 
25 de abril
 
- 13:30 – Recepção/credenciamento
- 14:00 – Solenidade de abertura
- 14:30 – Palestra 01 – “Prescrição de calçados especializados para osteoartrite do joelho” | Palestrante: Dr. Darren Stefanyshyn (Calgary/Canadá)
- 15:20 – Palestra 02 – “Acelerometria: efeito das vibrações no corpo humano” | Palestrante: Dr. Milton Zaro (IBTeC | UFRGS/RS)
- 16:00 – Coffee Break
- 16:20 – Palestra 03 – “Coordenação motora e controle dos movimentos do antepé e retropé na marcha de crianças” | Palestrante: Dr. Luís Mochizuki (USP/SP)
- 17:00 – Palestra 04 – “Evolução ortopédica da criança: desenvolvimento normal e patológico e a discussão quanto ao uso do calçado” | Palestrante: Dr. Sizinio Hebert (Santa Casa de Misericórdia/RS)
- 17:40 – Painel 01 – Calçados esportivos: performance, qualidade & mercado
Estratégias da marca Olympikus: Márcio Callage (Diretor de Marketing/Olympikus)
Mercado – Panorama internacional dos calçados esportivos: Luis A. Maia (World Tennis)
Calçado esportivo (corrida): Ms. Eduardo Wüst (IBTeC)
Mediador: Dr. Rudnei Palhano (IBTeC)
- 19:20 – encerramento do primeiro dia do evento
 
26 de abril
 
- 13:30 – Recepção/credenciamento
- 14:00 – Palestra 05 – “Incorporação de fibras naturais para produção de calçados sustentáveis” | Palestrante: Dra. Cristiane Martins (Unifesp/SP)
- 14:40 – Palestra 06 – “Relações entre trabalho mecânico e aspectos biomecânicos da corrida” | Palestrante: Dr. Marcus Tartaruga (UFPR/PR)
- 15:20 – Palestra 07 – “A contribuição da biomecânica no desenvolvimento de calçados de corrida na indústria” | Palestrante: Dra. Andrea N. Onodera (Grupo Dass)
- 16:00 – Coffee Break
- 16:30 – Painel 02 – Indústria 4.0
Indústria 4.0, a indústria flexível: Profª. Ms. Cristina Orsolin Klingenberg (Unisinos/RS)
Case Prático de Inovação 4.0 – Intelligent System Sazi: Eng. Ms. Ismael Sgarabotto (Grupo Sazi)
Mediadora: Dra. Susana Kakuta (Governo do RS)
- 18:00 – Painel 03 – Moda & Design: tendências de mercado
Pesquisa de comportamentos aplicada ao desenvolvimento de produtos: Christian Thomas (Studio 10)
Parcerias internacionais & design colaborativo: Rafael Andrade (CICB)
Mediadora: Roberta Pschichholz (Grupo Sinos)
- 19:30 – Encerramento do evento

16 de Abril de 2018

Mais Notícias

Conheça nossos

Associados

AMCM IND. COM. IMP. EXP. SERV TÉCNICOS LTDA.
TFL DO BRASIL INDÚSTRIA QUÍMICA LTDA
CURTUME INCOPOL LTDA
CORTUME KRUMENAUER S.A.
CURTUME A. P. MÜLLER LTDA
COUROFAG INDUSTRIA COMÉRCIO E REPRESENTAÇÕES LTDA