X Simpósio Brasileiro de Biomecânica e I Workshop de Tecnologia e Inovação no Calçado apresentarão realidade mundial em pesquisas e aplicação de inovações na indústria calçadista

X Simpósio Brasileiro de Biomecânica  e I Workshop de Tecnologia e Inovação no Calçado  apresentarão realidade mundial em pesquisas  e aplicação de inovações na indústria calçadista

 Reunir os profissionais que atuam no desenvolvimento da indústria calçadista e os pesquisadores que buscam alternativas que contribuam para a inovação em materiais, componentes, suprimentos, sistemas de inteligência e tecnologias da informação, é o primeiro objetivo do IBTeC na realização do X Simpósio Brasileiro de Biomecânica e I Workshop de Tecnologia e Inovação no Calçado.   O Simpósio Brasileiro de Biomecânica, que acontecerá em décima edição, continuará sendo bianual, mas a partir de agora virá acompanhado do Workshop de Tecnologia e Inovação no Calçado, uma forma de aproximar os estudiosos e seus estudos dos profissionais que fazem a indústria acontecer.
         Serão dois dias de discussões, com a apresentação do que os pesquisadores têm desenvolvido nas áreas de biomecânica e inovação do calçado, e as soluções que podem contribuir para melhorar a performance em calçados esportivos, o conforto em calçados casuais e proteção ao desenvolvimento das crianças em calçados infantis, por exemplo.
         “A diferenciação como fator de competitividade” é o tema central dos eventos, dias 25 e 26 de abril, no Hotel Locanda, em Novo Hamburgo/RS. A grande novidade do evento será a participação de marcas que já têm experiências na implementação de inovações nestas áreas, e que estarão relatando seus trabalhos. Serão 14 palestrantes, que participarão de sete palestras e três painéis.
         Inscrições podem ser feitas no site do Instituto – www.ibtec.org.br. Para associados do IBTeC, da Sociedade Brasileira de Biomecânica, micro e pequenas empresas e estudantes (mediante apresentação da carteirinha da UNE) o investimento é de R$  140,00. Para o público em geral, o valor pela inscrição é R$ 280,00.
Os eventos têm patrocínio de Badesul, CICB - Centro das Indústrias de Curtume do Brasil, Grupo Cofrag, Grupo Sazi, Conforto Artefatos de Couro Ltda., Dublauto Gaúcha, FCC, Fuga Couros S.A., Merkator Feiras e Eventos e NKS Vulcanizados
 
 
A PROGRAMAÇÃO COMPLETA
 
25 de abril
 
- 13:30 – Recepção/credenciamento
- 14:00 – Solenidade de abertura
- 14:30 – Palestra 01 – “Prescrição de calçados especializados para osteoartrite do joelho” | Palestrante: Dr. Darren Stefanyshyn (Calgary/Canadá)
- 15:20 – Palestra 02 – “Acelerometria: efeito das vibrações no corpo humano” | Palestrante: Dr. Milton Zaro (IBTeC | UFRGS/RS)
- 16:00 – Coffee Break
- 16:20 – Palestra 03 – “Coordenação motora e controle dos movimentos do antepé e retropé na marcha de crianças” | Palestrante: Dr. Luís Mochizuki (USP/SP)
- 17:00 – Palestra 04 – “Evolução ortopédica da criança: desenvolvimento normal e patológico e a discussão quanto ao uso do calçado” | Palestrante: Dr. Sizinio Hebert (Santa Casa de Misericórdia/RS)
- 17:40 – Painel 01 – Calçados esportivos: performance, qualidade & mercado
Estratégias da marca Olympikus: Márcio Callage (Diretor de Marketing/Olympikus)
Mercado – Panorama internacional dos calçados esportivos: Luis A. Maia (World Tennis)
Calçado esportivo (corrida): Ms. Eduardo Wüst (IBTeC)
Mediador: Dr. Rudnei Palhano (IBTeC)
- 19:20 – encerramento do primeiro dia do evento
 
26 de abril
 
- 13:30 – Recepção/credenciamento
- 14:00 – Palestra 05 – “Incorporação de fibras naturais para produção de calçados sustentáveis” | Palestrante: Dra. Cristiane Martins (Unifesp/SP)
- 14:40 – Palestra 06 – “Relações entre trabalho mecânico e aspectos biomecânicos da corrida” | Palestrante: Dr. Marcus Tartaruga (UFPR/PR)
- 15:20 – Palestra 07 – “A contribuição da biomecânica no desenvolvimento de calçados de corrida na indústria” | Palestrante: Dra. Andrea N. Onodera (Grupo Dass)
- 16:00 – Coffee Break
- 16:30 – Painel 02 – Indústria 4.0
Indústria 4.0, a indústria flexível: Profª. Ms. Cristina Orsolin Klingenberg (Unisinos/RS)
Case Prático de Inovação 4.0 – Intelligent System Sazi: Eng. Ms. Ismael Sgarabotto (Grupo Sazi)
Mediadora: Dra. Susana Kakuta (Governo do RS)
- 18:00 – Painel 03 – Moda & Design: tendências de mercado
Pesquisa de comportamentos aplicada ao desenvolvimento de produtos: Christian Thomas (Studio 10)
Parcerias internacionais & design colaborativo: Rafael Andrade (CICB)
Mediadora: Roberta Pschichholz (Grupo Sinos)
- 19:30 – Encerramento do evento

16 de Abril de 2018

Mais Notícias

Conheça nossos

Associados

LUIZ FUGA S/A - INDÚSTRIA DE COURO
CBC COUROS E ACABAMENTO LTDA
BOLZANO BRASIL IND. DE COUROS E PELES LTDA
BCM - INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE COUROS LTDA
CORIUM QUÍMICA LTDA
KLC BRAZIL LEATHER EXPORT LTDA